O Complexo da Fábrica Mascarenhas e seu entorno é sem questionamento um dos locais históricos mais importantes de Juiz de Fora, também um exemplar dos tempos de progresso fervoroso de outrora e do estabelecimento da antiga Manchester Mineira como um polo econômico e comercial da sua macro região, detendo ainda hoje um potencial enorme (que está explícito mas que é muito pouco explorado) de mais uma vez contribuir de maneira imensurável para o desenvolvimento da cidade . Por isso, não é necessário inventar a roda para o transformar em um grande catalisador da região central da cidade e que ofereça a sociedade um novo marco de vivência, encontros e experiências. Além disso seu potencial vai muito além da sua importância histórica sendo capaz de estimular uma das principais vocações econômicas da cidade que está ligada ao entretenimento e às manifestações artísticas e culturais, dando solução ainda a problemas e conflitos atuais quanto a ocupação dos espaços públicos através dos mais diversos eventos que afloram com criatividade e efervescência por toda parte mas são suprimidos por interesses diversos.

Dito isso, o Complexo Fábrica Mascarenhas é hoje o que propomos, um grande espaço cultural da cidade, mas que não consegue, por motivos vários, exercer com êxito aquilo que é e que foi conquistado através de muita luta e persistência. Em uma cidade que é um celeiro transbordando de talentos impressionantes em todos os seguimentos da arte e, que não possuem de fato o reconhecimento e espaço para expressarem o que produzem.
Local: Juiz de Fora - MG
Ano de Projeto: 2020
Colaboradores: André Miguel Coronha; Naiara Valéira; Laila Bentes; Luan Carvalho; Bruno Meneghitti, Pedro Perez, Rafael Ribeiro; Mila Andreola; Nathane Durso e Stela Barbosa


Back to Top